
Irmandade fortalecida

A irmandade entre as cidades de Pelotas e Suzu, no Japão, é a mais forte e consolidada dentre as demais, graças aos permanentes contatos de seu idealizador, o pelotense Luís Carlos Lessa Vinholes. Pois ele acaba de receber mensagem de fim de ano do prefeito de Suzu, Masuhiro Izumia. Escreve o prefeito: “Caro L.C. Vinholes, feliz Natal e os melhores votos de um feliz Ano Novo. Espero que a cidade de Pelotas e a amistosa relação com a cidade de Suzu continue para sempre. Desejo a você um ano repleto de paz, saúde e felicidade. O prefeito de Suzu, Masuhiro Izumiya”. Na foto, os sinos dourados pendurados sob os beirais de um santuário xintoísta.
PODER
Prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) inicia nesta sexta (23) período de férias que vai até o dia 31. Viaja para fora do Estado e retorna no domingo, dia 1º, para, em Porto Alegre, acompanhar a posse de Eduardo Leite (PSDB) como governador reeleito.
PODER II
Vice-prefeito Idemar Barz (PSDB) assume como prefeito em exercício. Na semana que vem, passará a Prefeitura ao presidente da Câmara, vereador Marcos Ferreira (sem partido) por dois ou três dias. Para realizar exames médicos. Data prevista seria segunda-feira, mas pode mudar.
CONVERSA
Em Brasília, vereador Marcos Ferreira mantém reunião com representante do Avante. Com o secretário nacional e presidente da sigla no Estado, Anderson Dorneles, recebeu convite para filiação e tratou das eleições para 2024.
TRABALHO
Expresso Embaixador manterá plantão do seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) nos festejos de final de ano. A partir das 17h48min às 23h desta sexta até o dia 25, e do dia 29/12 a 1º/1. Contatos via 3278-7000 (WhatsApp); 99921-9162 (ligação) e [email protected].
DESLOCAMENTOS
Pesquisa da Fecomércio-RS realizada em Pelotas, Santa Maria, Porto Alegre, Ijuí e Caxias do Sul, aponta que o número médio de pessoas que viajarão juntas, neste verão, será de quatro, entre adultos e crianças. As praias gaúchas têm 41,6% da preferência.
COFRE
Está aprovado o Orçamento da Prefeitura de Pelotas para 2023 pela Câmara de Vereadores. Dos 21 vereadores, 14 estavam em plenário, com 13 votos a favor, já que o presidente não vota. Orçamento prevê receita na ordem de R$ 1,7 bilhão.
PLAQUETAS
Hemocentro encerra nesta sexta sua campanha para doações de sangue, em especial dos tipos O+ e O-. Das 7h30min às 17h30min.
POSITIVO
Vereador Jurandir Silva (PSOL) apresenta emenda impositiva de R$ 155 mil para a compra de um gerador de energia para a sala de vacinas na Secretaria de Saúde.
AGULHADAS
Trailer da Vacina estará nesta sexta em frente à escola Afonso Vizeu, na rua Francisco Moreira, no Areal. Aplicações das 10h às 15h.
ENTENDA

Um gesto de cobrança e de alerta. Cidadão cansou de ver, em poste na frente de sua casa, um verdadeiro local de descarte diário de lixo. Um desrespeito total, causado pela negligência de vizinhos, gerando, além da sujeira, a proliferação de insetos, roedores e assemelhados. Na foto, o cartaz colocado no poste na rua Félix da Cunha entre as ruas Conde de Porto Alegre e João Manoel e que, pelo que parece, surtiu resultados positivos. Se a moda pega...
ESPETO ENTREVISTA
Às vésperas de um Ano Novo, o Bom Velhinho atravessará o planeta Terra transmitindo amor, esperança, a mensagem de Cristo e, é claro, distribuindo presentes para as crianças bem comportadas. Nesta semana, o Espeto Entrevista conversou com o Papai Noel. O Bom Velhinho compartilhou sua mensagem de amor e esperança pela celebração do nascimento de Jesus. A seguir, leia um resumo do que ele disse.
2022, na visão do Papai Noel. Como é que esse ano se comportou? Qual é a avaliação que o senhor faz?
Vamos começar pelo Mundo, que nos entristece, a mim em especial, infelizmente, ainda é a falta do amor, do respeito, e aí o ser humano cria a guerra. A guerra não é somente a briga entre os soldados. Quem mais sofre é a população. Há aqueles que, infelizmente, não vão para a frente nas colunas de guerra, mas mandam os soldados, destroem casas, edifícios, tiram a liberdade das pessoas. Infelizmente, cultivam e cultuam no coração amargurado a guerra.
Temos nossa responsabilidade como cidadãos, como filhos do Criador, e, principalmente, quando chegamos no Natal. O Natal é a renovação, é o momento em que aprendemos que a vida renasce a cada novo dia. Lembrem-se, todo dia quando abrir os olhos, não esqueçam de dizer “obrigado Senhor Criador, pela vida, pela minha família, minha casa, meu trabalho e pelo alimento que consigo colocar à mesa”.
E o nosso país, Papai Noel, nosso querido Brasil?
Meu amado Brasil ficou dividido, parece que meus filhos foram para um lado e para o outro. Os caminhos nos separam, mas as mãos e o coração têm que permanecer unidos. Tivemos a Copa do Mundo, com todas as críticas que poderiam haver, em que o futebol termina vibrando. Que essa mesma vibração se transforme no coração de cada um e consiga mostrar que o Brasil é uma terra generosa, uma terra de amor e progresso, e é uma terra que vai dar certo sim!
E Pelotas?
Ho ho ho! Cidade do Doce! Aí eu me encanto! Amo chegar em Pelotas! Cidade da civilização negra, como base, onde lembramos do tempo da escravidão, quando negros foram trazidos da África para fazer o charque. E mesmo vindo da Europa com a cultura, foi desenvolvido o doce. Que seja o Grande Pai Criador aquele que ilumine o caminho da nossa querida e amada Pelotas para que cresça, se desenvolva e seja uma cidade merecedora da confiança de todos os pelotenses.
Já deu pra perceber que o Papai Noel gosta de um doce. E a Mamãe Noel, fica controlando?
Mamãe Noel faz uma macarronada deliciosa, mas quando chega no doce, ela começa “Noel, não come doce! Te limita no doce!”, mas como fazer isso? Eu sei que é difícil! Vamos começar por uma gostosa ambrosia, um doce de figo cristalizado. Eu amo, entre todos os doces, o ninho. É uma delícia, desde o sabor até a apresentação do Doce de Pelotas.
E não tem problema de entrar nas chaminés?
Já tenho colocado para várias crianças que os senhores engenheiros e arquitetos andam colocando as chaminés cada vez menores! Esses dias, fiquei entalado numa. Era um me empurrando e outro me puxando. Vamos planejar chaminés maiores para que eu não fique preso! Ho ho ho!
Quando o Papai Noel chega em horário que as crianças e os adultos estão dormindo, ainda fica a bolachinha e o copo de leite?
Isso é um acordo que eu faço ao pé de orelha de todas as crianças! Ho ho ho! Depois do trabalho que eu tenho de entrar, já tá a mesa arrumadinha com um delicioso copo de leite com os biscoitos, e leio as cartas e deixar os presentes.
E as cartas, segue recebendo muitas?
Muitas! Emocionantes, onde agradecem, onde colocam seus pensamentos e seus desejos, às vezes por algo muito caro, até inalcançável, às vezes muito lindos e singelos, onde pedem um emprego ao papai e à mamãe, onde pedem alimento para a casa, a saúde para alguém da família, e principalmente, quando me deparo com um pedido de saúde para si mesmo.
A magia do Natal é contagiante, não tem como negar
Todos sabemos que o principal aniversariante é o Menino Jesus. Quem chegou para nós como um presente, na humildade, na simplicidade, no carinho, mas também demonstrando a força, o vigor, a mensagem do grande Pai, foi e é Jesus. A Ele nós comemoramos a chegada, a ele elevamos nossas preces.
E quando tem que arregaçar as mangas e ir ao trabalho, o Papai Noel pega junto com os gnomos para produzir os brinquedos, ou fica só supervisionando?
Tudo na vida, nós aprendemos, e quando crescemos vamos sendo os doutores da experiência, e isso é poder transmitir o conhecimento. Aos meus gnomos, tenho o maior carinho. Eles produzem 99% dos presentes que chegam às minhas amadas crianças no mundo inteiro.
Qual é a emoção e como fica o coração do Papai Noel quando tem a oportunidade de conversar com crianças?
Cada ano é uma renovação, pessoal, minha, como Papai Noel, e que sempre peço e rezo para que se multiplique a todos os Papais Noéis. Todos aqueles que possam usar a barba e a luva branca, mas também aqueles que não precisam nem da barba e nem da luva. Porque ser um Papai Noel para alguém, pode ser em cada dia de cada ano da vida de todas as pessoas.
Poder dar um alimento, uma alegria, alcançar um medicamento, segurar aquele que está doente e abraçar a toda a comunidade. E te digo, meu filho José Ricardo, nós temos milhões e milhões de Papais Noéis espalhados pelo mundo afora com a bênção do grande Criador.
Qual é o ponto mais longe que o Papai Noel já visitou para entregar presente?
O coração daquele que em mim não acredita. Foi o caminho mais longo que já fiz até hoje. O mais difícil, mas também com a vitória muito grande. Porque a conquista de chegar no coração, no pensamento de quem não acredita, que nós podemos de forma humilde, mas unida, alcançar nosso objetivo, para mim foi uma grande vitória.
Como o senhor vê a questão que envolve a relação entre as pessoas. A convivência diária, atritos que se tornam inimizades. O ser humano não está tendo mais intolerância com o seu semelhante?
Nós sermos muito rígidos com nossas ações e com quem nos cerca, temos que ter o cuidado de fazer com zelo. Tratar das pessoas é reunir a individualidade, para que cada um tenha seu pensamento. Porém, temos que nos reunir. Quando nos reunimos, temos que dividir os pensamentos, mas chegar num caminho só, para trilhar o caminho da paz e do bem, para que o Natal não seja simplesmente através do materialismo.
Temos que cultivar a amizade, o respeito e o perdão. O perdão dos atos que fazemos na vida é tão normal quanto tropeçar numa pedra. Pedras no caminho todos temos, mas quando tropeçar, saber levantar. Ter um ombro amigo, também para chorar, uma mão amiga para acolher. Isto é muito Natal!
Muito obrigado, Papai Noel! Desejo um feliz Natal também à Mamãe Noel, aos seus gnomos, e que sua mensagem seja cada vez multiplicada
Desejo a vocês um Natal de muita paz, de muito amor, de muita alegria. Que consigam semear em seus lares e onde estiverem a semente da união, do respeito e da solidariedade. Por isso, rogo a São Nicolau, primeiro e único Papai Noel, que abençoe a todos os Papais Noéis, espalhados pelo mundo afora. Que possam levar a paz e a fraternidade, e, acima de tudo, levarem com muito amor, a semente plantada na terra no nascimento do Menino Jesus! Feliz Natal! Ho ho ho!
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário